quinta-feira, 22 de abril de 2010

Maverick Berta Hollywood - anos 70


    O nome Hollywood vinha do cigarro vendido pela patrocinadora e os carros da equipe ficaram famosos por ostentarem as mesmas cores encontradas nos maços de cigarros Hollywood. Em pouco tempo, a equipe não viu mais adversários à sua altura no Brasil. Tentaram encontrar
desafios na Argentina, mas também venceram quase todas as provas que por lá disputaram.
    Após vencerem quase todas as provas do circuito brasileiro de automobilismo a equipe Hollywood sofreu uma derrota com seu Opala 4100 que disputava a muito difícil Divisão 3 de Turismo. Decidiram então contruir um carro à altura da competição, ou melhor, tão superior a ela que não daria chance alguma à qualquer adversário. Na Argentina o “Mago de Alta Gracia”, o famoso preparador hermano Orestes Berta recebeu a missão de transformar o Ford Maverick com motor V8 de 302 polegadas cúbicas em uma lenda sobre rodas que jamais fosse esquecida.
    (Para que tenham a dimensão do que significa ter um carro preparado por Orestes Berta, saiba que até os dias de hoje os Ford Focus líderes da TC2000 argentina são montados pelo velho preparador. Sua competência é tanta que se pensa em criar uma Stock Car Argentina, aos moldes da nossa, com exclusividade de motores Berta.)


   O Mago trouxe para o Maverick Hollywood os famosos cabeçotes Gurney Eagle, que dispensam a utilização de coletor de admissão. Ele utilizava 4 carburadores Weber em pé diretamente sobre os cabeçotes.  O Ford V8 302, apesar de relativamente compacto, representava quase ¼ da massa do Maverick.


   Maverick recebeu reforços estruturais e suspensões especiais sem a caverna dianteira. Até mesmo o motor e o câmbio tiveram sua posição alterada em busca de uma melhor distribuição de peso e redução do centro de gravidade. Os aerofólios criavam um enorme efeito “down force”, colando o carro no chão.

    Em 1974, o carro venceu os 500 Quilômetros de Interlagos com oito voltas de vantagem sobre o segundo colocado. Era tão superior ao dos competidores que gerou muita polêmica e discussões de regulamento. Para se ter uma idéia do que era capaz, o Maverick virou a média de 194,363 Km/h no anel externo!

                 Hoje, o carro repousa no Museu do Automobilismo, na cidade de Passo Fundo - RS

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