segunda-feira, 21 de junho de 2010

Materia do site Jalopnik - by Juliano "Kowalski" Barata

Faceiro, essa é uma das palavras para descrever o que senti quando vi meu carro em outro site.
Barata, mais uma vez muito obrigado pela lembrança.

"Um Dodge que renasce das cinzas vale por dois"

19 de Junho de 2010
Por Juliano "Kowalski" Barata
http://www.jalopnik.com.br/conteudo/um-dodge-que-renasce-das-cinzas-vale-por-dois#idc-container



Olhe para a foto acima, e me diga se não é um belo Dodge Dart. Casado na medida certa entre o clássico e o venenoso, tudo old school: rodas Cragar de 15 polegadas, capô com scoop "cowl induction", grade de alumínio polida ao estilo americano, motor com preparação de ponta e um ronco à altura...
Vendo tudo tão impecável e bacana, fica difícil acreditar que este carro já esteve num estado no qual a frase "duvido que volte a andar" era quase o seu sobrenome. E pra mim, isso deixa esse Dodge ainda mais bonito. Querem ver como ele já esteve?

Acredite. Este é o mesmo carro. "O meu Dodge, quando não era meu", descreveu o proprietário. Bacana é você pensar que a noção de posse na frase, na verdade, imbui uma série de significados bacanas e afetivos. O cara simplesmente fez esse carro reviver, uma restauração no melhor sentido do termo: hoje, é um automóvel que vê as ruas, que acelera, que interage com as pessoas na rua - mesmo sendo inanimado.
Esse Dart nasceu na fábrica, viveu várias histórias nas mãos de seus antigos proprietários, morreu ao abandono, escapou de ser desmanchado (destino comum a 95% deles) e renasceu para receber o melhor tratamento de sua história.

O sonho de todo dono de carro antigo. Estrutura zerada, de um Dart nos EUA.

Agora, fica uma dica aos iniciantes: quando for comprar um carro antigo para restaurar, o ítem mais importante é a estrutura. Um motor fumando pode ser retificado, um bloco ou câmbio arruinado pode ser substituído. Peças de acabamento faltantes podem ser compradas, ainda que estejam mais caras a cada dia que passa. Uma pintura ruim ou cheia de massa pode ser refeita, bem como os famosos "podrinhos", furos de corrosão no assoalho ou em regiões onde a água costuma acumular.
Agora, uma estrutura excessivamente corroída ou desalinhada por acidentes exige profissionais extremamente competentes para uma recuperação decente, e mesmo assim não há garantias sobre o nível de rigidez em relação ao projeto original.

Dito isso, fica uma sobremesa do nosso monstro branquedo.



Escapou o pé sobre o acelerador, acontece quando a sola do tênis está molhada.

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