quinta-feira, 22 de abril de 2010

Maverick Berta Hollywood - anos 70


    O nome Hollywood vinha do cigarro vendido pela patrocinadora e os carros da equipe ficaram famosos por ostentarem as mesmas cores encontradas nos maços de cigarros Hollywood. Em pouco tempo, a equipe não viu mais adversários à sua altura no Brasil. Tentaram encontrar
desafios na Argentina, mas também venceram quase todas as provas que por lá disputaram.
    Após vencerem quase todas as provas do circuito brasileiro de automobilismo a equipe Hollywood sofreu uma derrota com seu Opala 4100 que disputava a muito difícil Divisão 3 de Turismo. Decidiram então contruir um carro à altura da competição, ou melhor, tão superior a ela que não daria chance alguma à qualquer adversário. Na Argentina o “Mago de Alta Gracia”, o famoso preparador hermano Orestes Berta recebeu a missão de transformar o Ford Maverick com motor V8 de 302 polegadas cúbicas em uma lenda sobre rodas que jamais fosse esquecida.
    (Para que tenham a dimensão do que significa ter um carro preparado por Orestes Berta, saiba que até os dias de hoje os Ford Focus líderes da TC2000 argentina são montados pelo velho preparador. Sua competência é tanta que se pensa em criar uma Stock Car Argentina, aos moldes da nossa, com exclusividade de motores Berta.)


   O Mago trouxe para o Maverick Hollywood os famosos cabeçotes Gurney Eagle, que dispensam a utilização de coletor de admissão. Ele utilizava 4 carburadores Weber em pé diretamente sobre os cabeçotes.  O Ford V8 302, apesar de relativamente compacto, representava quase ¼ da massa do Maverick.


   Maverick recebeu reforços estruturais e suspensões especiais sem a caverna dianteira. Até mesmo o motor e o câmbio tiveram sua posição alterada em busca de uma melhor distribuição de peso e redução do centro de gravidade. Os aerofólios criavam um enorme efeito “down force”, colando o carro no chão.

    Em 1974, o carro venceu os 500 Quilômetros de Interlagos com oito voltas de vantagem sobre o segundo colocado. Era tão superior ao dos competidores que gerou muita polêmica e discussões de regulamento. Para se ter uma idéia do que era capaz, o Maverick virou a média de 194,363 Km/h no anel externo!

                 Hoje, o carro repousa no Museu do Automobilismo, na cidade de Passo Fundo - RS

quarta-feira, 21 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dresch Motorcycles

Eu, que sou um Dresch (brasileiro com origem alemã), que gosta de motos antigas, gostei muito na época quando descobri que existiu uma marca de motos com meu sobrenome.
A Dresch foi uma motocicleta fabricada em Étampes, na França , fundada por Henri Dresch, em 1923. A empresa produziu varias mono-cilindros de 98cc, e um modelo de quatro cilindros de 750cc. Motos c/ motores usados de vários fornecedores, incluindo Aubier Dunne, Chaise, JAP e MAG.
Dresch foi uma grande fábrica, produção de até 10.000 motocicletas por ano.
Por causa da Segunda Guerra Mundial terminou a produção em 1939.  
Isto impediu Dresch de lançar seu modelo de Baltimore previsto, uma 350cc c/ cardã .  
A Dresch nunca retomou da produção após a guerra, mas o protótipo da Baltimore foi finalmente mostrado em uma exposição em 1948.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Hemi Under Glass

Hurst Hemi Under Glass é o nome dado a uma série de exposições em provas de drag racing, campanha feita pela  Hurst Performance entre 1965 e 1975.  
Os carros foram os Plymouth Barracuda , para o ano-modelo correspondente.
O carro foi assim chamado porque o motor, um Chrysler Hemi,  foi colocado na lugar do assento traseiro.  
O resultado ???  foi um longo "wheelie", desde a arrancanda até o final da reta.
O Hemi Under Glass foi desenvolvido pela Hurst Corporation com a ajuda da Wild Bill Shrewsberry e foi pilotado por Bob Riggle . Réplicas em escala do carro foram produzidas em escala 1/32 por Aurora Plastics Corporation e em 1/25 de escala Model Products Corporation . A edição limitada de 1/18 escala modelo do carro 1966 está disponível pela Highway 61. 
Riggle voltou a correr em 1992, exposição com uma réplica do carro de 1968.
O carro 1965 original ainda é propriedade de Bill Shrewsberry e está em depósito no sul da Califórnia.
Veja o vídeo no Youtube : Hemi Under Glass

  

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Richard Petty - The King

Richard Petty, respeitado piloto dos EUA. Foi sete vezes campeão da National Association for Stock Car Auto Racing (NASCAR).
Considerado por muitos americanos
o maior piloto americano de todos os tempos.